Chania

"Alecrim"

O alecrim, cujo nome cientifico é Rosmarinus officinalis, é mais conhecido como tempero, nesse sentido é usado principalmente para temperar carnes.

Propriedades medicinais:

São muitas as aplicações medicinais como, acalmar os nervos e levantar o ânimo, reduz gases intestinais e estimula a digestão, aumentando a secreção biliar, é estimulante cardíaco e ativador da circulação, externamente é um ótimo desinfetante e alivia dores reumáticas. Uma confirmação extraordinária em relação ao alecrim foi obtida recentemente por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco. Na tradição popular já se sabia que o alecrim era eficaz no tratamento das hemorroidas, submetida a experimentação, a tradição popular foi confirmada cientificamente e o preparado à base de alecrim se mostrou tão eficiente e duradouro, a ponto de surpreender pacientes e médicos. Isto é ainda mais surpreendente considerando-se que a preparação e o uso da planta são fáceis, acessíveis a qualquer um.
Basta identificar o verdadeiro alecrim, colocar 20 gramas de folhas secas em um litro de álcool próprio para consumo (álcool de cereais ou cachaça), guardar uns 5 dias, coar e tomar 10 gotas em um pouco de água 3 vezes ao dia. Segundo as informações, todos os pacientes que tomaram o preparado durante 10 a 15 dias se livraram da doença.

Propriedades espirituais:

O Alecrim esta sob a regência de Oxalá, conhecida como poderosa erva da Jurema considerada uma "erva morna" ajuda a perdoar mágoas, traz alegria, pode ser utilizado na forma de chás, banhos, amacis, banho de cabeça , lavagem de contas, defumações pessoais e de ambientes pois afugenta os Eguns.

Curiosidades:

Primeiramente, os gregos faziam coroas de Alecrim e usavam-nas como símbolo da imortalidade.
Também o Alecrim teve sua utilização em hospitais e quartos de enfermaria, onde era feita a queima do caule para purificar o ar.

Sugestões- Alterações e Correções