Chania

Incorporações?

Há diversas linhas de Umbanda e que tratam da incorporação de maneiras diversas, por isso, utilize a informação deste artigo para agregar conhecimento, quebrar preconceitos e compreender melhor sobre o tema, mas não como uma verdade que não aceita contestação. Toda informação pode e deve ser contestada.

Muitas pessoas não conseguem sequer pisar em um terreiro de Umbanda com medo de que possam “incorporar um espírito” no meio da sessão. Mas será que é assim tão fácil a incorporação? Por que uns incorporam mesmo sem querer e outros Médiuns tem dificuldade? Como funciona a incorporação na Umbanda?

A incorporação de espíritos na Umbanda é uma parte muito importante dessa religião brasileira, pois permite que espíritos em busca de elevar seu desenvolvimento, se manifestem e trabalhem o aprimoramento espiritual e energético transmitindo dentro da lei divina conhecimentos aos encarnados. Eles encontram nos médiuns um canal de comunicação, mas até que o médium consiga recebê-los é preciso preparação, conhecimento e calma, para que a experiência seja tranquila para ambos.

A incorporação é um processo espiritual tão complexo quanto uma fórmula química ou a construção de um prédio, e por isso exige atenção por parte dos chefes de terreiros e dos Médiuns. É fundamental seguir os preceitos que são praxe na Umbanda: resguardo no dia anterior, banhos de ervas, defumação , apoio dos guardiões, firmamento de velas e pontos riscados, pontos cantados sob a firmeza do atabaque, sem essa preparação, incorporar pode sim ser um processo arriscado, pois pode-se dar passagem a um espírito zombeteiro que não está interessado em ajudar e evoluir espiritualmente.

Quando a incorporação é permitida pelo médium, ele passa a ter gestos involuntários que não lhe são habituais, ele passa a agir sobre orientação/sugestão do seu guia espiritual. Por exemplo, os espíritos indígenas incorporam de maneira forte, com uma grande vibração, de modo ereto, algumas vezes se ajoelhando e batendo no peito. A incorporação do preto velho é mais suave, se curva, como um senhor sábio já cansado. O médium já deve estar psicologicamente preparado para receber e se comportar conforme o tipo da entidade.

Existem pessoas que começam este processo de incorporação de forma involuntária, fora do ambiente preparado para tal, e este fenômeno pode ocorrer por diversos motivos: carma, medida protetiva espiritual, desequilíbrio energético, desgaste pessoal, etc. O importante é procurar o aconselhamento correto para dominar sua mediunidade através de desenvolvimento e aprendizado.

A prática da incorporação deve ser encarada com extrema responsabilidade e somente deve ser trabalhada com o amparo de uma corrente de uma casa espiritual solidamente assentado. O Médium deve deixar a entidade fluir segura e naturalmente, que seja dentro de uma doutrina e disciplinada conforme as normas estabelecidas pela casa, o que a levará a um estágio de aprendizado e evolução.

Sugestões- Alterações e Correções