Chania

Início das incorporações?

Há diversas linhas de Umbanda e linhas espirituais que tratam da incorporação na Umbanda de maneiras diversas, por isso, utilize a informação deste artigo para agregar conhecimento, quebrar preconceitos e compreender melhor sobre o tema, mas não como uma verdade que não aceita contestação. Toda informação pode e deve ser contestada.

Muitos Médiuns não conseguem sequer pisar em um terreiro de Umbanda com medo de que possam “incorporar um espírito” no meio da sessão. Mas será que é assim tão fácil a incorporação? Por que uns incorporam mesmo sem querer e outros Médiuns tem dificuldade? Como funciona a incorporação na Umbanda?

A incorporação de espíritos na Umbanda é uma parte importante dessa religião brasileira pois permite que espíritos em busca de luz se manifestem e que transmitam conhecimentos aos encarnados. Eles encontram nos médiuns um canal de comunicação, mas para que o médium consiga recebe-los é preciso preparação, conhecimento e calma, para que a experiência seja tranquila para ambos.

A incorporação é um processo espiritual tão complexo quanto uma fórmula matemática ou a construção de um prédio, e por isso exige atenção por parte dos chefes de terreiro e dos Médiuns. É fundamental seguir as preparações que são praxe na Umbanda: resguardo no dia anterior, banho de descarrego, defumação da Casa, apoio dos guardiões, firmamento de velas e pontos riscados, pontos cantados sob a firmeza do atabaque. Sem essa proteção, incorporar pode sim ser um processo arriscado, pois pode dar passagem a um espírito zombeteiro que não está interessado em evoluir espiritualmente.

Quando a incorporação é permitida pelo médium, ele passa a ter gestos involuntários que não lhe são habituais, ele passa a agir sobre orientação/sugestão do seu guia espiritual. Por exemplo, os espíritos indígenas incorporam de maneira forte, com uma grande vibração, de modo ereto, algumas vezes se ajoelhando e batendo no peito. A incorporação do preto velho é mais suave, se curva, como um senhor sábio já cansado. O médium já deve estar psicologicamente preparado para receber e se comportar conforme o tipo da entidade.

Sugestões- Alterações e Correções