Chania

Pomba Gira

""Laroyê Pomba Gira""

A Pomba-Gira é uma entidade espiritual de psiquismo feminino, adoram dançar, na maioria das vezes usam roupas coloridas, extravagantes, geralmente em tons de vermelho e preto, apreciam um bom cigarro, Champagne (em uma bela taça, lógico), são vaidosas, sensuais, e extremamente ligadas ao amor. Ajudam nas situações mal resolvidas do coração, que é fator predominante para se viver bem. Sua cor é o vermelho vivo, tanto nas velas como nas roupas e guias (colares). Adora rosas vermelhas, cor de sangue, roupas elegantes, jóias e perfumes caríssimos. A Pomba-Gira comanda 7 falanges compostas de 7 legiões de Pomba-Gira, cada uma das quais toma diversas identificações: Maria Padilha, Maria Molambo, Sete Saias, Pomba-Gira Menina, da Praia, das Almas, das Matas, etc. As moças, também chamadas assim de forma carinhosa por todos nós filhos de Umbanda, geralmente se manifestam na Gira de esquerda, pois são elas as companheiras dos Compadres. Cada uma do seu jeito, mas sempre com a beleza e a sensualidade estampadas em seus trejeitos. Assim são as moças, alegres, belas, e profundas conhecedoras do coração.

A pomba gira é especializada em amor e relacionamentos por ser do trono do desejo e dos estímulos, o mistério Pomba-Gira é regido por uma divindade cósmica que tanto gera quanto irradia o fator desejo, saibam que os fatores, vigor (Exu) e desejo (Pomba-Gira), se completam e criam as condições ideais para que a Umbanda tenha seus recursos mágicos e cármicos nos pontos negativos de força.

Portanto, o desejo, é um fator fundamental em nossa vida, pois nós o absorvemos por todos os setes chacras principais e também pelos secundários, o desejo só existe porque Deus assim quis e ele não se manifesta só através do sexo, pois sentimos o desejo de aprender, de viajar, de conversar, de nos divertir, de comer determinado alimento ou de vestir determinada roupa, etc..., Pomba-Gira é um ser cuja presença desperta o desejo, porque é irradiadora natural desse fator e este fator destina-se a todos os sentidos da vida, pois só desejando, um ser empreende alguma coisa ou toma alguma iniciativa em algum sentido.

Pomba gira é um espírito feminino também de luxúria, sendo que todos os prazeres e coisas deste mundo lhe são agradáveis. Muitos, afirmam que pomba gira não é uma entidade, mas sim um conceito que serve para identificar uma certa categoria de espíritos, que constitui na verdade uma enorme legião, subdividida em ramos distintos: existem pombas giras ligadas ás encruzilhadas, ( Pomba Gira das 7 encruzilhadas), bem como pombas giras ligadas a locais ermos, ( Pomba Gira Maria Mulambo), como pombas giras relacionadas com ciganas, ( pomba gira Cigana), como pombas giras atuantes em cemitérios, ( pomba gira Calunga) etc. As oferendas realizadas a pomba gira, são: charutos, bebidas fortes, cigarros de boa qualidade, flores vermelhas, espelhos, joias bonitas e brilhantes, licores, bijuterias, perfumes e tudo aquilo que um espírito feminino adora, os locais de oferenda, variam de acordo com a natureza da pomba gira em questão.

Estes espíritos femininos, são capazes tanto de um grande mal, como de um grande bem ( unir casais, salvar casamentos, devolver harmonia ao lar, etc). Normalmente um espírito Pomba Gira incorpora numa mulher, embora haja casos em que se tal incorporação ocorra em homens.
No decorrer de um processo espiritual, milhares de pessoas já afirmaram ter visto os seus desejos concretizados através deste tipo de entidade, ao passo que outras viram todo o tipo de alterações milagrosas suceder na sua vida.
As pomba gira são entidades espirituais de forte personalidade, pelo que jamais se poderá quebrar a palavra dada, nem violar os termos de uma instrução, nem mostrar desrespeito, afinal educação e de bom tom em qualquer lugar.

Vamos esclarecer umas coisas sobre as Pombas Giras:
• Pomba Gira não é “fêmea de Exú”
• Pomba Gira não tem sete maridos.
• Pomba Gira não amarra ninguém, porque não é corda.
• Não se pode pedir tudo a Pomba Gira.
• Pomba Gira não “comanda” no amor e no sexo, suas funções são bem mais nobres.
• Pomba Gira não é “mulher da vida”.
• Pomba Gira não é protetora exclusiva de prostituas.
• Pomba Gira não é demônio.
• Pomba Gira não atrapalha a vida de seus protegidos e médiuns, porque eles não estejam dando a “devida atenção”.
• Pomba Gira não faz com que ninguém “vire homossexual”.
• Pomba Gira não transforma seus médiuns em escravos de sexo.
• Pomba Gira não faz trabalho para adoecer, quebrar ou matar ninguém.
• Pomba Gira não se apresenta nua, nos sonhos de seus médiuns*.
• Pomba Gira não é “encosto” e nem seus médiuns são “pais ou mães de encosto”.
• Pomba Gira não dá “tombo” em suas médiuns, porque elas não estão maquiadas ou esqueceram-se de comprar suas rosas.
• Pomba Gira não faz o bem e faz o mal ao mesmo tempo dependendo de seu humor ou capricho ou presente que ganhe. Isso é inadmissível!
• Pomba Gira não é vulgar.
• Pomba Gira não é bêbada.
• Pomba Gira não é maluca...

*Isso ocorre com médiuns que meteram-se com kiumbas, ou seja enganadores do astral inferior que usam os nomes das Guardiães Pombas Giras.

Sugestões- Alterações e Correções