Chania

Atabaques na Umbanda!

Atabaque (ou Tabaque) é um instrumento musical de percussão. O nome é de origem árabe: at-tabaq (prato). Constitui-se de um tambor cilíndrico ou ligeiramente cônico, com uma das bocas cobertas de couro de boi, veado ou bode. Tipos de atabaques: • Rum (grave) • Rumpi (médio) • Lê (agudo)

Dentro de um Terreiro, os atabaques na Umbanda podem agregar energias de louvação e invocação dos Orixás e evocação dos Guias Espirituais, o som dos atabaques aguça, prepara e estimula todos para a captação de energias, os atabaques na Umbanda acionam vibrações dos planos material e espiritual.

Com a produção de energia calorífica, através do toque no couro, o atabaqueiro fará a mistura com as vibrações das entidades e as vibrações naturais dos médiuns, assim, a sua energia e a do Guia irão circular na corrente mediúnica começando dos médiuns mais preparados e passando para os iniciantes. Os atabaques devem ter sua afirmação feita por cordas e tranças e devem usar couro animal, em geral, os atabaques na Umbanda são compostos por três partes distintas: • Couro animal • Madeiramento • Ferragens

O responsável pelos atabaques na Umbanda é normalmente uma pessoa escolhida no Terreiro que conhece os ritmos aplicados para cada Linha dentro da Umbanda. Estes instrumentos devem ser tratados com o máximo de respeito e nenhuma pessoa desautorizada deverá tocá-los. O atabaque na Umbanda não é apenas um instrumento que ali está para ajudar o ritual, mas sim um instrumento enraizado e abençoado pelas Entidades e Orixás, quem nele tocar, não basta apenas querer e saber tocar deve ter responsabilidades, deve saber que ao colocar as mãos diante deste fundamento, deve-se ter muita seriedade e dignidade, pois, tudo que é abençoado pelas Entidades torna-se indispensável na Umbanda e assim acontece com os atabaques.

Os cantos, quando vibrados de coração, atuam diretamente nos chakras superiores, notavelmente o cardíaco, laríngeo e frontal, ativando-os naturalmente e melhorando a sintonia com a espiritualidade superior, assim como, os toques dos atabaques atuam nos chakras inferiores, criando condições ideais para a prática da mediunidade de incorporação.

Sugestões- Alterações e Correções