Chania

Tenho depressão?

Hoje em dia é muito comum ouvirmos a expressão: “tenho depressão” ou “estou deprimida” e claro, não desqualificando a dor emocional de ninguém, até por que a depressão deve ser olhada com muita sensibilidade, o que quero ressaltar neste texto é que algumas situações vividas causam um estado emocional que faz com que a pessoa acredite estar com depressão, mas quando investigado com profundidade verifica-se tratar de uma tristeza muito grande, um baixo astral daqueles bravos.

A depressão tem causas externas, é desencadeada por um desequilíbrio na atividade química do cérebro, chegando a desencadear doenças no físico. Um diagnóstico de depressão é fechado após avaliações feitas por médico, psiquiatra e psicólogo.

Na sociedade a depressão é vista como a falta de alegria, mas na verdade o que falta na pessoa com depressão é ânimo. A palavra ânimo vem do latim, que significa alma. Uma pessoa desanimada está sem alma, sem conexão com a sua essência, sem conexão com quem é realmente. Traição, perda de uma promoção, reprovação em concurso são exemplos de situações em que a pessoa pode desenvolver uma tristeza muito grande.

A frustração deu origem a tristeza onde observa-se na fala da pessoa um grau de vitimismo acentuado que aumenta ainda mais o sentimento de tristeza. A fala interna da pessoa é mais ou menos assim: como que fulano teve coragem de me trair? Sempre fiz tudo para fulano e olha só o que ganhei? Porque todo mundo consegue passar em concursos e eu não?
Esforcei-me tanto pra nada. Não podia ter sido demitida daquela empresa, pois trabalhar lá sempre foi o sonho da minha vida, não existe outro lugar que seja melhor do que lá.

Neste momento a criança interior toma a frente do adulto e como uma forma de protestar, não tem vontade de fazer nada, se nega refazer os planos, traçar outros caminhos, fica diante da vida como aquela criança gritando no mercado quando a mãe não compra o que ela pediu, sabe? Então antes de sair afirmando estar com depressão, para um pouco, dá um passo atrás, analisa a situação, se apoie, procure ajuda, conheça os sinais e sintomas da depressão.

Levantando a bandeira do autoconhecimento, friso o quanto é importante a terapia, para evitar sofrimentos e perda de energia. Com a terapia a pessoa irá reconhecer suas emoções, criando condições de dar uma resposta diferente diante das adversidades da vida.

Buscar um conforto espiritual também ajuda, autoconhecimento está associado a equilíbrio, e na Umbanda é praticada a reconstrução energética do indivíduo, trabalhar o corpo a mente e o espírito em conjunto faz com que o individuo tenha uma recuperação mais rápida e estruturada, fortalecendo as bases para não existir recaídas.

Sugestões- Alterações e Correções